samedi 4 avril 2009

Bétulas


Quando eu era muito puto, em Mafra, quando trabalhava no Café Estrela, ia quase todas as tardes ao Jardim do Cerco, em busca de sombras e de flores... Uma dessas tardes, no dia 13 de Março de 1955, sentado num dos seus muitos bancos de pedra, à beira dum regurgitante pequeno lago, muito influenciado pela poesia de Florbela Espanca, como ela, sempre atrás de sonhos e amores impossíveis, censurados, escrevi um soneto que intitulei "Bétulas", que foi, dias mais tarde, publicado no jornal local, "O Carrilhão".

Muitos, muitos anos mais tarde, em 1990, este soneto foi incluído no meu primeiro livro de poemas, que foi lançado em 1991, em Paris. Esse livro, intitulado "Sombras", ficou em segundo lugar do "Prémio Internacional de Poesia - Florbela Espanca". O primeiro lugar foi atribuído a José Jorge Letria. Tenho em meu poder uma carta que me diz que o "Sombras" é que devia ter ficado em primeiro lugar. Enfim, coisas da vida...

Bétulas

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire