lundi 11 mai 2009

Aquário - o meu Signo



SIGNO DE AQUÁRIO: "OS REBELDES COM CAUSA"

“QUANTO MAIS DIFERENTE, MELHOR”.

AQUÁRIO

20 de Janeiro a 19 de Fevereiro

Fixo – Ar

Aquário é o décimo primeiro signo. Após o auge, representado por Capricórnio, o homem revê sua vida e seus valores. A tradição que seguiu até então, agora se mostra como um edifício oco e cheio de injustiças. Já não há mais sentido em mantê-la. Também não existe a preocupação com o que a sociedade pensaria. O indivíduo já tem a experiência necessária para vislumbrar um mundo mais justo e igualitário. E para atingir este objectivo, irá rebelar-se, se preciso, e liderar outros em torno de suas ideias.

É o signo da renovação, da revolução, da nova ordem, da reformulação dos princípios. Tudo o que foi construído por Capricórnio deverá ser reformulado e as estruturas devem ser adaptadas à nova ordem. Por isso sua frase-chave é: “EU RENOVO”.

Nascidos sob um signo fixo, esses nativos possuem temperamentos excêntricos e são determinados e teimosos. Muitas vezes são incompreendidos pelas suas ideias exóticas e originais pouco receptivas. Por isso são sempre vistos como rebeldes e alguns nem dão credibilidade em suas acções e opiniões.

Não há afectação ou snobismo na personalidade aquariana, mas uma aversão à imitação ilegítima e à hipocrisia. Agem como iguais entre iguais. As características de fraternidade, amizade, companheirismo e igualdade são importantes para os aquarianos.

Idealista, o aquariano está sempre ligado e preocupado com as questões, sociais, políticas e ecológicas. Muito inteligente e criativo, tem o dom de captar as coisas no ar. Curioso e brilhante costuma ter posições de destaque. Preza muito a sua individualidade. É o signo da liberdade.

O aquariano é uma pessoa completamente sociável, possui uma cabeça ágil e por vezes, tem ideias geniais. É surpreendente, inconvencional e trabalha muito bem em equipe. Um pouco excêntrico, tem mania de ser o dono da verdade, por isso, cuidado para não ser radical demais nas suas opiniões.

Aquarianos gostam de trabalhar em grupos. Mas ao mesmo tempo também podem ser extremamente individualistas. Eles podem ser “oito ou oitenta”, mas jamais estão sozinhos. Tem prazer em conhecer pessoas e trocar ideias. Precisam se sentir livres e sem amarras para sua auto-expressão, buscam espaço para se lançar a outros projectos. Abominam qualquer espécie de prisão, principalmente emocional.

Não chegam a ser frios como os nativos de capricórnio, mas emoção também não é seu forte. Relacionam-se num nível mental, são mentalmente ágeis. Em questões de amor, este signo não é muito previsível. É fácil encontrar este nativo apaixonado por uma amizade, apesar de amar radicalmente a pessoa com quem convive, no entanto, é uma excelente pessoa para viver um amor original e companheiro cheio de surpresas.

Seus ideais de fraternidade e igualdade baseiam-se, sobretudo, na racionalidade. Isso adquire às vezes uma coloração curiosa: o aquariano será capaz de insistir em fórmulas ideológicas utópicas ou impraticáveis, sem conseguir pensar nas questões mais básicas e subjacentes ao problema. Esse distanciamento da realidade é um risco constante em sua vida.

Uma aparência de tranquilidade dos aquarianos é enganosa. Possuem uma “usina hidrelétrica” dentro de suas cabeças. Por isso podem ter insónia e tem problemas de ansiedade e nervosismo.

É um signo do amanhã, do futuro. São pessoas eléctricas, exóticas, revolucionárias, livres. Negativamente, podem se tornar pessoas impessoais, distantes, frias, revoltadas e com objectivos de vida inalcançáveis e sem prazos de conclusão.

São visionários, sempre a olhar para o futuro, debochando do passado e ignorando o presente. Às vezes tornam-se tão aéreos (ar é inclusive o seu elemento), que as pessoas os consideram loucos, esquisitos e excêntricos. Sem contacto com o mundo real, o aquariano se embevece com seus altos voos e pode condenar a si mesmo, como Ícaro.

Na mitologia, o signo é representado ora por um jovem, ora por um velho. Ambos trazem uma ânfora cheia d'água, que derramam ao solo. A imagem simboliza a capacidade do aquariano de trazer novas idéias ao mundo. O inconsciente flui através de suas mãos, tornando-o instrumento para a busca de soluções originais e descobertas transformadoras.

Este signo é regido por dois planetas: Urano (planeta caracterizado pela inventividade, revolução, excentricidade, renovação, ansiedade e por perspectivas de futuro) e por Saturno, um planeta de contracção, limitação e rigidez, que contrabalança e estrutura os traços mais explosivos do sétimo planeta do sistema solar.

Constante necessidade de idealizar (exílio do Sol) os valores tecnológicos (Urano) e lógicos (Saturno) como uma das alternativas de se inserir misticamente no mundo e como que por um mecanismo de projecção sensibilizar-se com tudo que leva à mudança entre os homens, seja socialmente ou individualmente; resulta daí uma auto-estima vivida com relativa indiferença, pois está em jogo a sensação que sua vida fundamenta-se num dever maior atribuído àqueles que dentre os chamados foram escolhidos.

Portanto o sujeito vive num estado constante de criação e de invenção, onde o sentimento e a inteligência misturam-se de tal modo que podemos afirmar que ele pensa com o coração e sente com o cérebro, o que lhe dá uma relativa capacidade de intuição e predição, que não raro o liga com as circunstâncias atuais, desencadeando consequentemente mudanças repentinas, se não nelas próprias, ao menos na forma delas serem vistas.

Existem dois perfis aquarianos:

1 - AQUÁRIO – SATURNO: "tipo tradição e responsabilidade", Saturno forte, emoção fixa, postura tradicional, ideias e posturas programadas, planeadas e ponderadas. De certo modo, age com formalidades e pouca naturalidade. Pode ser avesso às mudanças e/ou ter dificuldades de adaptação ante as várias manifestações tecnologias.

2 - AQUÁRIO – URANO: "tipo eléctrico e aventura", Urano dominante, disposição para viver como se a existência fosse uma aventura, portanto, inadaptação, excentricidade, originalidade, rompimentos com a rotina, com as pessoas, com as convenções, recordes, natureza revolucionária e rebelde.

3 commentaires:

  1. Como aquariana que sou, como te entendo Rogério!
    Chamam-nos loucos, esquisitos, sempre nas nuvens!... mas também se não houvesse ninguém para transgredir regras, para ver mais além, o mundo pararia, não!? enfim... crucificam-nos! ahahahah

    RépondreSupprimer
  2. como saber se sou de aquario com urano dominante ou com saturno dominante?

    RépondreSupprimer
  3. vc disse tudo, sem palavras pra ti!!!!
    parabéns mesmo, AMEI!!!
    aquariana desde 01 de fev, 1985!!!
    abraçãoooooo

    RépondreSupprimer